A verdade é o fruto do conhecimento, e este privilégio é dado somente àqueles que, de fato, o procuram.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

A fascinante história de Hórus


Hórus lutando contra seu tio Seth, para vingar a traição contra seu pai Osíris  Hoje vou falar de um assunto que eu particularmente gosto muito: mitologia Egípcia. Sou fanático por isso, tenho até algumas tatuagens relacionadas ao assunto, mas isso é outra história.
 Na mitologia egípcia, Hórus é o filho do Deus Osíris com sua irmã e também esposa Ísis  um fato curioso é deste deus(Horus) ter nascido após a morte de seu pai.

Tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o Sol e a Lua. derrotou Seth, seu tio, tanto por vingança pela morte do pai, Osíris, como pela disputa do comando do Egito.
Após derrotar Seth, tornou-se o rei dos vivos no Egito. Perdeu um olho lutando com Seth, que foi substituído por um amuleto de serpente, (que os faraós passaram a usar na frente das coroas), o olho de Hórus( uma de minhas tatuagens hehe).


O olho que Hórus ferido (o olho esquerdo) é o olho da Lua, o outro é o olho do Sol. Esta é uma explicação dos egípcios para as fases da lua, que seria o olho ferido de Hórus.

De acordo com uma lenda difundida no Antigo Egito, Hórus foi concebido por Isis, quando Osíris, que era seu pai, já estava morto. A lenda sugere que a fecundação ocorreu quando Isis, na forma de um pássaro, pousou sobre a múmia do esposo. Vale citar que o corpo de Osíris foi esquartejado em várias pedaços que foram espalhados por todo o Egito pelo seu irmão traído Seth. Sua, viúva auxiliada de Néftis( sua irmã e esposa de Seth) conseguiu todas as partes do seu corpo, menos seu pênis, que foi devorado por um peixe. Osíris ressuscita após sua mumificação, mas deixa o reino do Egito para seu filho e passa a ser o juiz dos mortos.
 Voltando a falar de Horus, ele foi gerado de uma imaculada concepção, pois sua mãe não teve relações carnais com seus pais. Lembram de alguém que também nasceu assim?

Hórus é segunda pessoa da "Tríade" egípcia, composta por Osíris (o pai), ele (o filho) e Ísis (a mãe).
Virgem maria e Jesus, assim como Ísis e Hórus, histórias similares.
Algumas pessoas sugerem que a história de Jesus pode ter sido baseada em várias outras histórias de deuses mais antigos, principalmente Hórus.  Em suas mãos Hórus carrega as chaves da vida, da morte e da fertilidade.
 Mas isso vai da crença e pensamento de cada um, afinal quem estava lá para saber?


Nenhum comentário:

Postar um comentário